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Sem mais práticas ocultas? OTA's assinam acordo no Reino Unido

Data: 23/02/2022

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Grandes OTA's como Expedia, Booking, Agoda, Hotéis.com Ebookes e Trivago assinaram um acordo que visa combater práticas comerciais injustas no Reino Unido.

O que efetivamente muda?

Uma investigação realizada pela autoridade de Competitividade e Mercados do Reino Unido mostrou preocupação quanto aos sites de reservas de hotel e as suas práticas comerciais, que poderiam estar infringindo a lei do consumidor do país. Entre os pontos levantados pelas autoridades, foram listados entre as “práticas injustas”:

  • Táticas de vendas enganosas
  • Cobranças de taxas ocultas
  • A qualidade do resultado de busca em desacordo com os critérios

A pesquisa também demonstrou que se um hotel reduz o preço em um site, as posições dele podem cair em outros sites, enquanto que no site de menor preço o ranking tende a subir.

Com o acordo, as OTAs deixarão claro quando as comissões pagas pelos hotéis influenciarem nos resultados de busca.

Isso pode significar uma mudança profunda nas vendas de hotéis.

Por anos, hotéis nunca tiveram exatamente os critérios que influenciam as suas posições de busca nas OTAs. Por outro lado, clientes poderiam estar recebendo resultados ordenados por fatores que não estão totalmente visíveis (como margem de lucro do canal em determinado hotel). O mecanismo que dá força para esse efeito é justamente a falta de transparência de quais critérios compõem esse ranking de busca.