15 MAR

Menos feriados em 2022? Veja como não perder dinheiro

Data: 15/03/2022

Muitos fatores externos vão marcar o ano dos hotéis brasileiros. Ao cenário atual de juros em dois dígitos e de inflação, 2022 tem outro ponto de atenção: um número menor de feriados prolongados.

Prato cheio para o segmento de lazer, que vem se destacando na retomada, o calendário com poucos dias de folga dá uma missão extra para os hotéis: é necessário redefinir estratégias para compensar eventuais perdas em função do número menor de feriados prolongados em 2022.

Em 2022, dos nove feriados nacionais, o único prolongado é o de Páscoa, que começa na Sexta-feira da Paixão. Entre os pontos facultativos está o Carnaval, que foi de 28 de fevereiro a 1º de março. Corpus Christi também é um ponto facultativo celebrado na quinta-feira, dia 16 de junho, possibilitando uma emenda de quatro dias.

Por isso, é vital que os hotéis se preparem no que diz respeito às vendas, canais de distribuição, marketing e precificação para compensar esse potencial menor de dias livres. Acreditamos fortemente que isso é possível, por isso, preparamos esse material para te guiar nesse planejamento.

O infográfico abaixo mostra a lista de feriados que teremos neste ano de 2022. É importante que você se lembre destas datas e lembre-se sempre de acompanhar seu set competitivo nelas, porque têm grande potencial para gerar receita.

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Como não perder receita em um 2022 com menos feriados?

Para não cair nas armadilhas do calendário e se preparar de forma estratégica para um 2022 com menos feriados, montamos um passo a passo com pontos de atenção para atrair mais hóspedes. É claro que existem variáveis como: seu set competitivo, localização, e também o tipo de demanda da propriedade (lazer, corporativo e eventos).

Passo 1: Olhe para dentro

Antes de iniciar qualquer planejamento, é fundamental fazer uma análise apurada do seu time, da infraestrutura e dos serviços. Isso porque o cliente está muito mais exigente desde a eclosão da pandemia e tem considerado mais variáveis na hora de comprar.

Então, revisite o treinamento dos colaboradores, garanta que os protocolos de saúde e segurança estão sendo aplicados e realize os ajustes necessários. Em paralelo invista em melhorias e resolva problemas citados recorrentemente nas suas avaliações online.

Os hóspedes buscam boas experiências, por isso a demanda por times bem treinados, serviços prestados com eficiência, com quartos e áreas comuns sempre limpas.

Com menos momentos para viajar, é importante que os hóspedes se sintam bem, e tenham vontade de voltar.

Passo 2: Analise sua demanda

O jeito de viajar mudou: se seu hotel era de lazer, saiba que ele pode atrair viajantes de negócios. A recíproca é verdadeira. Pessoas em home office podem trabalhar de qualquer lugar. A realidade atual é híbrida, existe muito potencial para vender. Ah, e não se esqueça do conceito bleisure ou workations.

Uma boa dica é criar pacotes com preços agressivos de quarta-feira a domingo, mirando principalmente famílias com crianças pequenas. Ao mesmo tempo, é um bom momento para formar pacotes que adicionam valor agregado como alternativa para elevar os preços. Além disso, se há procura em alta escala, o hotel precisa responder a isso com aumento de tarifas no momento certo.

Mesmo com menos feriados, as pessoas agora têm mais flexibilidade.

Passo 3: Tome decisões por meio de dados

Você já deve ter ouvido essa frase: dados são o novo petróleo. Do volume de reservas à análise dos canais de venda mais rentáveis, passando ainda pela janela de compra do consumidor, há sempre informações que ajudam na melhor tomada de decisão.

Neste sentido, o RM (Revenue Management) ganha protagonismo, tornando-se uma ferramenta para seu hotel melhor trabalhar a otimização da receita e elevar as ocupações por meio de ações promocionais. A missão de aumentar os preços, rever estratégia de flutuação tarifária e mix de canais de distribuição fica mais facilitada a partir dos dados que o RM proporciona.

Ainda assim, neste cenário de incertezas de 2022 (e menos feriados) o erro é inevitável. A questão é a velocidade do aprendizado e ajuste de rota. RM não é difícil, você só precisa dos dados critérios e dados corretos. Conheça nosso e-book: "Guia Básico de Flutuação Tarifária Para Hotéis".

Passo 4: Estude a janela de compra

A Covid-19 trouxe mudanças significativas no comportamento de compra do consumidor. Se antes da pandemia o padrão era de 40 a 50 dias de antecedência para planejar férias e feriados, em 2020 o tempo ficou muito mais reduzido. Com o aumento da camada da população imunizada, os antigos hábitos estão voltando. Faça adequação do seu tarifário progressivamente a essa nova velha realidade.

Agora, não se esqueça: o cliente ainda quer flexibilidade. Então, se o seu hotel fica perto de grandes cidades, que possibilitem viagens de carro de curtas distâncias, tarifas last minute vão continuar funcionando muito bem.

Para hotéis de negócios, as janelas de compra ainda devem curtas em 2022.

Passo 5: Prepare seu hotel para captar eventos, ou utilizar de forma inteligente estes espaços

Com o avanço da vacinação, saiba que muitos hotéis e resorts têm grande potencial inexplorado para captar eventos novamente. É justamente nos meses de baixa temporada que as empresas iniciam o movimento de ações corporativas, conferências, feiras e treinamentos.

Eventos são boas oportunidades ao longo deste ano. Talvez aquele espaço pouco utilizado possa ser transformado em uma sala de eventos que pode gerar receita além da hospedagem. É interessante trabalhar tarifas competitivas para eventos que, mesmo em menor demanda, o empreendimento pode conseguir ocupar.

Como já disse Thomas Dubaere, CEO da Accor para América do Sul, um dos maiores aprendizados da pandemia para a rede francesa foi que buscar novas fontes de receita é fundamental.

Prepare sua estrutura de eventos para que ela possa ser híbrida. Criar espaços de trabalho ou de reunião em salas ociosas são boas possibilidades.

Passo 6: Prepare ações temáticas ou pacotes fechados

Ações temáticas já são velhas conhecidas do setor hoteleiro, mas nunca é tarde para ressaltar a importância de criar programações atrativas aos olhos dos clientes durante o ano todo. Aposte em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Halloween, festa junina e Oktoberfest, criando pacotes especiais para cada um deles.

Gigante do setor, a Aviva definiu um calendário de ações de 365 dias de programações especiais, divididas em temáticas próprias ao longo do ano. Seu hotel não precisa ir tão longe, basta cuidar das datas com maior potencial de receita.

Passo 7: Dê atenção à base fidelizada

Clientes fidelizados muitas vezes são esquecidos, mas possuem altíssimo valor, pois já possuem um vínculo com a marca, gerando um relacionamento direto e próximo. Dicas valiosas são estender benefícios de clientes frequentes a amigos e familiares, ou assinaturas com valor antecipado que dão direito a uma quantidade x de diárias para usar no futuro. Iniciativas dessa natureza criam uma receita corrente de um nicho de hóspedes que já são fãs da marca. Ajude estas pessoas a criarem momentos instagramáveis (ações boas para fotos), e compartilháveis.

Passo 8: Pratique a diversificação tarifária

Trabalhar com diversificação tarifária traz equilíbrio aos resultados. Em feriados, o preço sobe, enquanto em datas como a Black Friday, o valor cai e atrair demanda. Desta forma, os hotéis conseguem trabalhar com preços agressivos, e também com diárias mais altas para recuperar a diária média, algo muito necessário nesse ano de inflação alta.

Uma gigante do setor e conhecido case de sucesso digital, a Amarante possui cerca de 20 faixas de preço ao longo do ano. Da rede pernambucana, por exemplo, feriados não entram em campanhas promocionais. Pacotes especiais para viajantes de última hora e regionais também são desenhados pela empresa.

Diversificação tarifária permite que você trabalhe com tarifas mais flexíveis, menos flexíveis, com promoções segmentadas por canal (ex: mobile). Isso permite que você atinja mais pessoas com suas promoções.

Conclusão

Mesmo com menos feriados, muitas pessoas têm tido mais flexibilidade em seus empregos. Conhecer seu produto, entender as suas variações de demanda, e procurar segmentos com maior potencial de flexibilidade será determinante para o incremento de receita neste ano de 2022.