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Sem mais práticas ocultas?
OTA's assinam acordo no Reino Unido

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Grandes OTA's como Expedia, Booking, Agoda, Hotéis.com Ebookes e Trivago assinaram um acordo que visa combater práticas comerciais injustas no Reino Unido.

O que efetivamente muda?

Uma investigação realizada pela autoridade de Competitividade e Mercados do Reino Unido mostrou preocupação quanto aos sites de reservas de hotel e as suas práticas comerciais, que poderiam estar infringindo a lei do consumidor do país. Entre os pontos levantados pelas autoridades, foram listados entre as “práticas injustas”:

  • Táticas de vendas enganosas
  • Cobranças de taxas ocultas
  • A qualidade do resultado de busca em desacordo com os critérios

A pesquisa também demonstrou que se um hotel reduz o preço em um site, as posições dele podem cair em outros sites, enquanto que no site de menor preço o ranking tende a subir.

Com o acordo, as OTAs deixarão claro quando as comissões pagas pelos hotéis influenciarem nos resultados de busca.

Isso pode significar uma mudança profunda nas vendas de hotéis.

Por anos, hotéis nunca tiveram exatamente os critérios que influenciam as suas posições de busca nas OTAs. Por outro lado, clientes poderiam estar recebendo resultados ordenados por fatores que não estão totalmente visíveis (como margem de lucro do canal em determinado hotel). O mecanismo que dá força para esse efeito é justamente a falta de transparência de quais critérios compõem esse ranking de busca.

Então, qual o resultado prático desta mudança?

Hotéis terão transparência em como serão ranqueados na busca e clientes receberão resultados mais próximos dos seus critérios reais.

Além de oferecer transparência sobre a composição dos seus rankings de busca, todos os sites concordaram com o seguinte:

  • Eliminar táticas de vendas agressivas (como mostrar os hotéis esgotados na busca e informar que outros clientes estão olhando o mesmo hotel sem dar mais detalhes).
  • Fazer com que descontos e promoções sejam claras e fáceis de entender.
  • Mostrar as famosas “taxas escondidas” direto na composição do preço.

Segundo as autoridades no documento oficial, estes sites concordaram de forma espontânea em ajudar na investigação das autoridades e assinar o acordo.

Com o Google avançando cada vez avançando mais no projeto Google Travel e os competidores como Airbnb, as OTAs estão cada vez mais buscando credibilidade do cliente para reforçar a compra recorrente e a fidelização (e hotéis deveriam estar fazendo o mesmo).

Conclusão: Com o tempo, saberemos se as decisões desses players será estendido ao nosso território (visto que muitas têm políticas que são aplicadas de forma global), para que nós também possamos ter mais transparência nos rankings para os hotéis e melhores resultados de busca para os clientes.

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