Empresas que criam conteúdos relevantes para o seu público conseguem alcançar até 60% de taxas de abertura de e-mails (fonte: Res.Digitais) e mais de 70% das pessoas iniciam o planejamento de suas viagens sem nem ao menos ter definido o destino (fonte: Google Trips).
Esses dois dados juntos provam como um boa estratégia de e-mail marketing e relacionamento com clientes é importante e podem elevar muito a ocupação da sua propriedade.
Primeiro de tudo, entenda que e-mail marketing não precisa falar somente de preço (aliás, nem deve!) existem outros tipo de conteúdos que você pode usar para manter ou iniciar um relacionamento com seus futuros hóspedes.
Quando um hóspede realiza uma reserva em seu hotel, é necessário já iniciar um bom relacionamento com ele. O E-mail de pré check-in é uma ferramenta incrível para garantir a melhor experiência com seu novo hóspede.
Nele você deverá encaminhar informações úteis para ele como:
Você poderá ainda aproveitar para ‘vender’ seu restaurante ou aquele bar incrível que fica no lobby de sua propriedade.
Dê dicas de pontos turísticos ou, se o seu hotel é business, mostre para seu hóspede o que ele pode conhecer nas redondezas após o horário de expediente.
Após o checkout, é o momento de você continuar o relacionamento para que esse hóspede queira voltar. Perguntar como foi a experiência, entender como foi o atendimento de sua equipe ou até mesmo oferecer um desconto para retornar. Todas são práticas extremamente válidas
Seu hotel está localizado em uma região turística? Envie e-mails para sua base de contatos sobre passeios, locais de interesse, festivais e eventos (esses últimos, sempre com antecedência).
Se a maioria dos viajantes inicia o planejamento de suas viagens sem saber o destino, esse tipo de conteúdo pode ser o gatilho necessário para escolher sua cidade e sua propriedade.
Mencionamos que não se deve enviar somente e-mails de ofertas, mas mesmo assim, ofertas são sempre válidas para dar aquele empurrãozinho na decisão do potencial cliente.
Use esse tipo de e-mail com cuidado e também de forma estratégica. Procure enviar ofertas para períodos em que existe, historicamente, uma baixa procura pela sua propriedade. Nas datas mais buscadas, não há necessidade de baixar sua diária média, ofereça outros benefícios, como estacionamento grátis ou um jantar romântico, por exemplo.
Você pode programar um e-mail de abandono de reservas, que pode ou não incluir um desconto adicional caso possua uma ferramenta compatível. Muitas vezes, os hóspedes abandonam reservas no seu site não estão desistindo completamente de se hospedar, mas simplesmente postergando sua escolha de hotel.
O ideal é que você reengaje todos os hóspedes que abandonem reservas no seu hotel via com e-mail, além de, idealmente, remarketing em mídias sociais.
Se você não faz isso, parte do seu investimento em marketing pode estar retornando a canais intermediários, que desenvolvem todas estas práticas comerciaos de modo efetivo.
Se sua propriedade é nova, ou se você nunca se preocupou em realizar campanhas de e-mail marketing para conquistar maior ocupação, vamos listar algumas dicas de como iniciar a construir sua base de contatos:
É comum que se tenha o e-mail dos hóspedes na FNRH ( ficha nacional de registro de hóspedes), ou se você já utiliza algum sistema para gerenciamento para seu hotel, ou no seu PMS(sistema de gestão hoteleiro).
Comece com esses contatos para iniciar sua estratégia de e-mails é muito eficaz. Eles já conhecem sua propriedade e receberam melhor seus conteúdos.
Você pode exportar os clientes que deixaram o e-mail no seu site, formulário de contatos ou motor de reservas
Ao enviar um e-mail com conteúdo relevante para sua base de contatos, separe um espaço para pedir indicações. Uma frase simples como “Se você acredita que esse conteúdo pode interessar à um amigo, encaminhe esse e-mail para ele” pode ajudar muito na disseminação de sua mensagem e trazer mais visitantes para seu site.
Inclua em uma posição de destaque no seu site um box com espaço para o visitante deixar um e-mail para receber informações sobre sua propriedade e do destino. 97% dos visitantes do seu site não estão prontos para comprar agora, mas ao iniciar um relacionamento por e-mail com eles vai ajudá-los a tomar a decisão.
Se 97% dos visitantes do seu site não estão no momento certo para realizar uma reserva agora, que tal entregar para eles algum material que possa apoiá-lo nessa decisão?
Crie um material rico sobre as atrações da sua região ou um mapa com os locais turísticos que ele pode visitar a partir da sua propriedade. Peça para o visitante do site deixar o e-mail para que você envie isso e a partir daí, inicie suas campanhas de e-mail com ele.
Infográficos são um dos melhores tipos de materiais para divulgação de destino e tem uma maior probabilidade de efeito viral(compartilhamentos).
Então, qual o próximo passo?
Existem diversas ferramentas, pagas ou gratuitas, para disparo de e-mail marketing recorrentes para sua base de contatos. Fique sempre atento ao tamanho da sua lista e a quantidade de disparo permitidos. É uma boa prática enviar conteúdos ricos para seus clientes pelo menos 2 vezes no mês, e em calendários promocionais(Páscoa, Dia dos Pais, Natal, Reveillon), que falaremos a seguir.
Criando um calendário de disparo de emails, você consegue planejar com antecipação os e-mails que você quer enviar para seus contatos de acordo com datas comemorativas ou relevantes para seu negócio e público.
Além disso, o calendário diminui o risco de você enviar e-mails demais para seus contatos, já que você consegue deixar mais organizada a frequência que essas pessoas vão receber suas mensagens.
As práticas de e-mail marketing são extremamente efetivas para aumentar sua audiência e criar novas oportunidades de negócio.
O mercado hoteleiro está cada dia mais profissional, e muitos hotéis já implementam as últimas(e melhores) práticas de de marketing digital, então para que seu hotel permaneça competitivo, é fundamental olhar para o canal de e-mail que, diferente do que muitos dizem não está morrendo.
Confira nossos outros artigos e materiais e aprenda ainda mais sobre vendas diretas, distribuição, marketing e muito mais.
P.S.: Só para você saber, nosso Motor de Reservas pode te ajudar nos disparos de e-mails de pré-checkin, pós-checkout e abandono de reservas. Se você ainda não conhece, agora é a hora ☺.
Vamos ajudar seu hotel a aumentar as vendas online